5 tendências importantes para a estratégia digital da sua agência

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Existem ainda hoje muitos proprietários e diretores de agências de turismo, que continuam a achar que para ter uma presença online, lhes basta ter um website corporativo. Na realidade, não é nada assim. Para estar presente no mundo digital e/ou virtual, é preciso levar a cabo um número de passos “digitais”. As grandes agências, aquelas que vendem viagens premium a partir de 4000€, já o estão a fazer há algum tempo, mas o que é facto é que se as pequenas agências, mesmo as que vendem pacotes tão simples como casas para alugar em monte gordo, querem efetivamente subsistir, não podem mesmo ficar fora deste processo.

Uma pesquisa realizada pela ComScore nos Estados Unidos acerca do futuro digital desvendou algumas tendências. Neste artigo, vou focalizar as cinco que considero mais importantes para todos os negócios realizados por agências de turismo.

1) Multi device – utilizamos cada vez mais dispositivos, em várias resoluções, desde computadores, a smartphones e tablets. É por isso fundamental que a sua agência esteja presente em todo o tipo de dispositivos de forma a garantir que não perde clientes.

2) Redes sociais – o Facebook continua a ser hoje em dia a rede social com mais importância (e utilizadores) no mundo, pelo que é vantajoso apostar numa estratégia que utilize a plataforma de anúnicos Facebook Ads. No entanto, também é muito importante investir tempo (e dinheiro) em formação nos media digitais de fomra a dominar melhor as outras redes sociais, tais como: Instagram, Twitter, Google+ e LinkedIn. Se o seu público alvo está compreendido entre os 18 e os 34 anos, tenha também em atenção aos emergentes Snapchat, Vine e Tumblr.

3) Mobile – é cada vez de maior importância para os consumidores modernos. Para além disso, o Google fez recentemente alterações ao seu algoritmo de pesquisa com o objetivo de retirar dos resultados de pesquisa os websites que não forem responsivos. Isto quer dizer que websites que não sejam compatíveis com smartphones e/ou tablets serão muito penalizados.
Se vai proceder ao update do seu site para mobile friendly, dê prioridade aos sistemas operativos iOS e Android, que dominam neste momento o mercado.

4) Vídeos – O estudo da ComScore revela também que os utilizadores americanos assistem a até 10 vídeos por dia. O vídeo é poderoso quando se trata de vender viagens e serviços de turismo. De qualquer forma, é essencial produzir bons conteúdos, não apenas para difundir a agência, mas principalmente os seus produtos.

5) E-commerce e M-commerce – as vendas online cresceram bastante em 2015 e têm tendência para crescer ainda mais este ano. Ao examinar os dados é possível perceber que muitos utilizadores compram viagens em websites estrangeiros.

Todos nós, no papel de consumidores procuramos conveniência e facilidade de utilização. Se a sua agência não oferece estes requisitos, terá dificuldade em acompanhar o desenvolvimento do mercado….

Vários estudos úteis: http://www.comscore.com/Insights/Case-Studies